14 agosto 2010

Artigo: Donnie Darko (2001)

Por Felipe Pucinelli.


Abaixo, parte de uma resenha retirada da internet. (Pode conter Spoilers)

“Donnie Darko, de 2001, conta a história de um jovem que sofre de sonambulismo e tem como “amigo imaginário” um coelho macabro. Na época em que foi lançado ficou pouco conhecido, tanto que chegou ao Brasil já como DVD. Com o passar do tempo, a história complexa do garoto excêntrico passou a ser vista de outra maneira, ganhando o público adepto dos filmes “cult”. Com grandes nomes no elenco, como Jake Gyllenhaal (O segredo de Brokeback Montain), Patrick Swayze e Drew Barrymore, o filme agrada por sua complexidade.
Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é um jovem introspectivo que possui seguidas crises de sonambulismo, além de um comportamento que lhe rende um tratamento psiquiátrico com vários remédios e terapia. Donnie passa a ter a visão de um coelho monstruoso chamado Frank, que ninguém mais vê. Um dia, Frank o atrai para fora de casa, com o argumento que o mundo vai acabar dentro um tempo específico. Donnie acorda do dia seguinte em um campo de golfe, e descobre que uma turbina de um avião caiu sobre o seu quarto e o teria matado, caso não tivesse tido um ataque de sonambulismo na noite passada e ter ido dormir fora.
Sob a influência de seu amigo imaginário, Donnie passa a realizar atos de violência contra a sociedade, que se tornam cada vez maiores. A partir de diversos acontecimentos, ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade na previsão do fim do mundo, além de analisar se a influência de Frank lhe é positiva, apesar de ele ter salvado sua vida, de certa forma. Donnie resolve se abrir com uma única pessoa, Gretchen, menina que passa a namorar. Ela o apóia em diversas circunstâncias, até que por conseqüência da influência de Frank algo terrível acontece à garota. É aí que Donnie chega ao limite, para acordar de vez para a realidade.”


Conheci o filme pela internet e por alguns amigos que já haviam o assistido. Encontrei na internet várias criticas positivas sobre o filme, criticas que batiam com as de meus amigos. Então resolvi tirar minhas próprias conclusões, e com grandes expectativas assisti o tal Donnie Darko.

Expectativas que foram correspondidas, o clima obscuro e pesado, junto com uma trilha sonora impecável trazem uma atmosfera muito i
nteressante ao filme, a complexidade de compreensão do filme se mostra logo de início, com uma cena onde Donald Darko se encontrava dormindo no meio de uma estrada.

Para quem gosta daqueles filmes fáceis de entender, com começo meio e fim bem explicados, Donnie Darko não vai agradar. Definitivamente, prende por sua história complicada, por isso, deve-se ficar atento aos detalhes, para não se perder. O longa promove a reflexão, tratando de temas apocalípticos.


A forma nada linear pelo qual o filme foi feito, nos faz criar teorias ao longo do filme, sobre quais são os motivos e meios dos acontecimentos apresentados no mesmo. Então várias perguntas são criadas: Como a turbina de avião caiu em cima do quarto de Donnie se nenhum avião caiu?

Quem é Frank? Frank sabia que a turbina do avião iria cair em cima do quarto de Donnie? Como? O que realmente vai acontecer em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos?

Quer encontrar essas respostas? Assista Donnie Darko.

7 comentários:

Ana Luana disse...

Fantástico! Algo assim só neste agregador de links!

http://migre.me/1dnGG

Anônimo disse...

Adoro filmes complexos assim.

Amóes disse...

Esse filme é muito foda, ja assisti e ele tem outro filme lançado em 2009 Senhora Darko: um conto de Donnie Darko, primeiro assistam Donnie Darko depois assistam S.Darko: um conto de Donnie Darko.

Para quem gosto desse filme assista o Amnésia (memento) do Cristopher Nolan.

Anônimo disse...

Já assisti o filme e é muito bom/louco. Pra quem gosta do estilo é um prato cheio!

Unknown disse...

Faz algum tempo que assisti ao filme...realmente um dos melhores que ja vi.Com relação ao enredo,ele todo gira em torno da percepção diferenciada que Donnie tem do tempo,tanto que um tema recorrente no filme é o de viagem no tempo...Frankie é o proprio Donnie e a turbina do avião veio através de uma singularidade,de um worn hole...do futuro.

Edu Aurrai disse...

Realmente, esse é um dos melhores filmes de todos os tempos. Cult por nascimento. Dúvido que alguém tenha assistido e entendido tudo na primeira. Só se fosse o Sheldon Cooper.

O legal é que você assiste, ai o filme acaba, você não entende porra nenhuma, mas tem a certeza de que tem algum sentido no meio de tudo aquilo.

Aline disse...

O filme e maravilhoso, um terror meio q piscologico e muito bom.
Jake Gyllenhaal e lindo demaisssssss

Postar um comentário

Dúvidas, críticas, elogios, opiniões, lamentações e reclamações serão bem vindos.

Links quebrados? Comunique-nos aqui.