01 julho 2010

Artigo: Eraserhead (1976)

Por Felipe Pucinelli.

Como minha primeira resenha aqui no blog, trago a vocês Eraserhead, o primeiro filme do aclamado diretor David Lynch. Eraserhead é considerado por muitos um dos melhores filmes de David Lynch, que em seu primeiro trabalho(longa-metragem) já criou uma pequena obra-prima.

O filme conta a história de Henry Spencer, um rapaz que mora e trabalha em uma cidade cinzenta e industrializada, além de possuir um corte de cabelo um tanto quanto peculiar. Mas é quando Henry entra de férias da fábrica onde trabalha que ele recebe uma notícia não muito agradável, sua antiga namorada Mary X estava grávida, e Henry é o pai. Então por livre e espontânea pressão, Henry decide morar com Mary X, e assim assumir a paternidade do bebê. Como se já não fosse o bastante, o filho de Henry e Mary é uma aberração sem braços nem pernas, um “monstro”.

Dotado de uma linguagem surrealista, e por se tratar do primeiro trabalho de David Lynch, ainda experimental, o filme mostra através de vários simbolismos, cenas surreais e muitas vezes sem sentido aparente, o curioso relacionamento de Henry e seu filho “monstro”, além do peso de uma gravidez não planejada, e em como isso afeta a sua vida.

David Lynch declarou que nem ele mesmo sabia o verdadeiro significado de algumas das cenas ao fazer Eraserhead, sendo verdade ou não, algumas dessas cenas são um verdadeiro banquete de esquisitice e beleza para os olhos, como a cena onde a mulher das bochechas do fofão canta a música In Heaven dentro do aquecedor.

A parte sonora de Eraserhead é insuportável, porém este era é o seu objetivo, já que cria toda aquela atmosfera claustrofóbica do filme. O filme possui uma fotografia contrastada e saturada, algo que resultou em um visual único, que logo depois influenciaria vários filmes, como o filme “π”, de Darren Aronofsky.

O filme é uma viagem dentro da cabeça de David Lynch, e um prelúdio para o que o diretor viria a se tornar. Sendo uma experiência boa ou ruim, Eraserhead é com certeza uma experiência válida.



2 comentários:

Bolaxa disse...

Cara...tenho só a tua descrição me deixou com MUITO medo e MUITA vontade de ver essa porra!

Felipe Pucinelli disse...

IAHEOIEH Valeu :D (?)

Postar um comentário

Dúvidas, críticas, elogios, opiniões, lamentações e reclamações serão bem vindos.

Links quebrados? Comunique-nos aqui.