25 julho 2010

Artigo: O Gabinete do Doutor Caligari (1919)

Por Felipe Pucinelli.


Dirigido por Robert Wiene, O Gabinete do Doutor Caligari é com certeza um dos filmes mais importantes da história do cinema. Um influenciador de gerações. Um trabalho que marcou época e é assistido com veemência até os dias atuais. Gabinete do Doutor Caligari é um filme alemão de 1919, que mesmo completando quase um século de existência, ainda mostra-se completo e mais interessante que muitos filmes lançados atualmente.

Doutor Caligari é um médico que viaja por feiras de aberrações e afins com o sonâmbulo Cesare (uma figura assustadoramente bizarra e instigante) que, segundo ele, está há 23 anos dormindo. Sua próxima apresentação é numa pequena cidade na fronteira com a Holanda. Na primeira noite de sua exibição, Cesare é acordado por Caligari e faz uma previsão pessimista para um dos espectadores: ele morrerá na noite que está chegando. Sua previsão é certeira, e a morte do homem está relacionada a uma série de crimes de assassinato no local. Cesare e Caligari são logos vistos como suspeitos, obviamente. O resultado final é inesperado: os motivos pelos quais as coisas acabaram acontecendo formam um dos primeiros finais-surpresa do cinema, que é melhor explicado através de flashbacks de forma magnífica.

O filme é considerado pela grande maioria dos entendedores de cinema como o primeiro do gênero terror. Com cenários escuros e medonhos, trilha sonora bem realizada e maquiagem inspirada para o obscuro, pode render bons calafrios. Cesare é um personagem que consegue passar uma forte impressão sem sequer abrir a boca durante todo o filme. Seu olhar é congelante, seus movimentos frios. É por causa dele que o filme é pertencente a tal gênero. Caligari é seu manipulador, mas a marionete é a personagem assustadoramente bizarra nesse caso. Caligari não é o mais assutador, mas seu personagem é com certeza mais complexo. Segredos e falsidade estão dentro dele e sua expressão, quando outros personagens lhe dão as costas, isso fica bem evidente.

Embora tenha personagens notáveis, o maior marco do filme foi ter inaugurado no cinema o movimento conhecido como Expressionismo Alemão, que durou de 1919 até 1924, mas influenciou gerações após esse período. É bem evidente esse estilo do filme: Ângulos irregulares nos cenários (em sua maioria construídos de papel, com sombras pintadas), formas esquisitas, desproporcionais, maquiagem forte, gestos exagerados por parte dos atores, expressões fortes, enfim, são características que deram ao cinema novas possibilidades, novos sentidos, e um clima mais misterioso. O Gabinete do Doutor Caligari (juntamente com outros filmes, como Nosferatu, de F.W. Murnau) influenciou inúmeros outros diretores mais para frente, como Fritz Lang, que lançou Metrópolis e M - O Vampiro de Dusseldorf com essa linguagem visual.

A trilha sonora também se destaca como característica marcante, como exemplo temos a cena onde Cesare ataca uma mulher, a sensação de pânico passada pela trilha sonora fica bem evidente.

O Gabinete do Doutor Caligari é um filme inovador em todos os aspectos, um dos filmes responsáveis pela construção da história do cinema, dando novos rumos e sentimentos para a 7ª arte, e é assistido e admirado por muitos até hoje, mesmo com quase um século depois do seu lançamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas, elogios, opiniões, lamentações e reclamações serão bem vindos.

Links quebrados? Comunique-nos aqui.