20 novembro 2010

Download: Ben X (2007)

Sinopse:

Ben é um jovem que sofre da síndrome de Asperger, uma espécie de autismo que o torna diferente de seus colegas de escola, levando-o a ser constantemente agredido por estes. Obcecado pelo jogo online "Overlord", Ben encontra ali uma espécie de fuga para seus problemas até que o mundo virtual e o real começam a se confundir na mente do rapaz. O duro cotidiano da escola técnica lhe parece uma espécie de inferno diário, então Ben arma um plano, um arranjo que pode ser resumido numa única palavra: assassinato! Mas Scarlite entra em sua vida, a garota que ele conheceu no jogo on-line. Isso não fazia parte do plano.

Informações:

Título Original: Ben X
Direção: Nic Balthazar
Origem: Bélgica
Duração: 93 min
Idioma: Alemão
Legendas: Português
Formato: rmvb
Tamanho: 314 mb
Servidor: Megaupload

Links:

Parte única

1 comentários:

DaphneTyler disse...

Que surpresa boa! Eu ja havia visto algumas críticas à respeito do filme, mas nada que tivesse me animado muito, ja que gosto é gosto e qualidade técnica nem sempre anda junto com bons enredos/atuações. Imaginei algo mais puxado pra um infanto-juvenil romanceado, mas me enganei.

A película traz um delicioso clima de suspense e faz despertar um mix de sensações que para mim se alternaram principalmente entre compaixão, desconforto, indignação, raiva, curiosidade, surpresa e pesar.
É um filme que apesar de ter uma carga emocional bem forte é também de extrema delicadeza e cheio de características ingênuas e belas. Isso, misturado com esse antagonismo de herói admirado Vs. Loser incompreendido brigando dentro de Ben, a aceitação e a rejeição se alternando tanto em tão pouco tempo, a princesa que é muito mais platônica do que real, a pena e impotência que algumas pessoas sentem perante Ben, entre outras coisas de alguma forma me fizeram lembrar, comparar e perceber traços de um Edward Scissorhands moderno.

Traz à tona temas como preconceito, problemas familiares e sociais, maldade do ser humano, bullying, síndrome de Asperger, drogas e violência. De forma leve e pesada, sutil e tensa, tudo ao mesmo tempo (se é que isso é possível).

Greg Timmermans foi fantástico no papel. Soube transparecer a inocência, a inadequação e a melancolia de um personagem perturbado meio "I don't belong this world" em cada expressão facial e em cada gesto.

Fotografia e trilha sonoras muito encaixadas e apropriadas, dinamizando de forma plenamente harmoniosa com cada cena intercalada entre game, vida real, flashbacks, depoimentos e sonhos/alucinações. Tudo em seu devido timing sem perder o foco ou confundir (não além do intencional).

Termina de forma inusitada, numa vingança moral que é um soco no estômago e faz pesar a consciência até de quem assiste, uma verdadeira lição que fica martelando na cabeça e que funciona muito mais do que um desfecho qualquer com alguma consequência física, jurídica ou social.
Filme belo e marcante, vale a pena ver e rever. Créditos também para o perspicaz estreante Nic Balthazar.

Postar um comentário

Dúvidas, críticas, elogios, opiniões, lamentações e reclamações serão bem vindos.

Links quebrados? Comunique-nos aqui.